Especialidades
A Implantodontia restaura os dentes ausentes através da implantação de próteses. No processo, implanta-se cirurgicamente uma peça de titânio no interior do tecido ósseo.
A Ortodontia desempenha um papel fundamental na melhoria da saúde bucal, proporcionando equilíbrio e harmonia entre os dentes e a face, estética do sorriso e longevidade aos dentes.
Disfunção temporomandibular e dor orofacial trata das alterações patológicas da articulação temporomandibular (ATM), e das dores do processo estomatognático e faciais.
Implantodontia
É o ramo da odontologia que restaura os dentes ausentes através da implantação de próteses. No processo, implanta-se cirurgicamente uma peça (parafuso) de titânio no interior do tecido ósseo na área onde ficava a raiz do dente ausente. O titânio tem a propriedade única da osseointegração, ou seja, de incorporar-se ao osso.
Uma vez colocados, os implantes permitem ao dentista montar dentes substitutos (próteses) sobre eles. A aplicação da implantodontia é indicada tanto para repor a perda de um único dente ou, até mesmo, todos os dentes da arcada
Ortodontia
A Ortodontia desempenha um papel fundamental na melhoria da saúde bucal, proporcionando equilíbrio e harmonia entre os dentes e a face, sorriso natural e saudável. Dentes corretamente alinhados facilitam a higiene bucal, minimizando as cáries e o desenvolvimento de doenças na gengiva e no osso de suporte.
Seus benefícios vão, entretanto, muito além: melhoram a dicção, previnem distúrbios na articulação e promovem uma equilibrada distribuição das forças mastigatórias, dando maior longevidade aos dentes. Além, é claro, do benefício ímpar de produzir um sorriso esteticamente equilibrado e agradável.
A ortodontia em adultos faz parte da rotina do consultório, pois não há idade limite para correção dos dentes.
ATM
Disfunção Temporomandibular
Disfunção temporomandibular e dor orofacial é uma área recente da odontologia, que trata das alterações patológicas da articulação temporomandibular (ATM), e das dores do processo estomatognático e faciais. As DTMs (disfunções temporomandibulares) são alterações patológicas relacionadas à articulação temporomandibular (ATM), que articula o crânio e a mandíbula podendo ser tanto da parte muscular mastigatória, ligamentar e nervosa, na região buço-facial ou cervical.
Estas articulações funcionam em dupla. Pode ter como consequência dores de cabeça ou pescoço, ruídos articulares (estalos), zumbidos ou plenitude no ouvido, limitação de abertura bucal, desgaste nos dentes e dificuldades na mastigação. De etiologia ainda não definida, acredita-se que o stress seja o principal desencadeante, além de hábitos deletéricos de bruxismo, trauma na região da cabeça e pescoço, má-postura e má-oclusão.
OFM
Ortopedia Funcional dos Maxilares
A ortopedia funcional dos maxilares (OFM) é uma especialidade da Odontologia que soluciona desequilíbrios ósseos, musculares e de funcionamento dos maxilares; alinhamento dos dentes e problemas da articulação temporomandibular. Corrige tais disfunções em pessoas de qualquer idade, usando aparelhos removíveis. O tratamento não deve causar dor e é executado sem extração de dentes.
Estes aparelhos produzem estímulos na rede de neurônios sensoriais da boca, que levam a mensagem até o sistema nervoso central que, por sua vez, responde remodelando estruturas ósseas, musculares, articulares e funcionais. Assim, a estética da face e as funções exercidas pela boca são restabelecidas, trazendo de volta o equilíbrio do sistema bucofacial.
Sinais e sintomas observáveis e tratáveis pela OFM: apnéia do sono, bruxismo (ranger de dentes durante o sono), apertar dentes, barulho feito pelo maxilar durante a mastigação, dores de cabeça, zumbido no ouvido, dor de ouvido, dores na face ou nos maxilares, queixo saliente, dentes tortos, dentes apinhados, dentes da frente que não se tocam, dentes superiores da frente que cobrem os inferiores (“queixo de bruxa”), dentes salientes ou queixo retraído, mordida cruzada atrás, lábios normais que se mantém abertos, língua entre os dentes da frente, entre outros.
DTM
Disfunção da Articulação Temporo Mandibular
DTM e Dor Orofacial: Disfunção da articulação temporo mandibular, é uma alteração da articulação que liga a maxila à mandíbula, que pode não estar funcionando adequadamente. Essa articulação é uma das mais complexas do corpo humano, responsável por mover a mandíbula para frente, para trás e para os lados. Qualquer problema que impeça a função ou o adequado funcionamento deste complexo sistema de músculos, ligamentos, discos e de ossos é chamado de DTM. Geralmente, a DTM dá a sensação ao indivíduo de que sua mandíbula está saltando para fora, fazendo um estalido e até travando por um instante.
Clínico Geral
Prevenção, diagnóstico e tratamento de uma ampla variedade de condições, desordens e doenças dos dentes e gengivas.
O clínico-geral é essencial, pois é com ele que o paciente deve ter o seu primeiro contato, ele é o dentista que avalia as condições gerais das estruturas bucais como um todo, faz o diagnóstico, e realiza diversos tipos de tratamentos como restaurações, raspagens, extrações simples, entre outros.
Ele desenvolve uma terapêutica segura e eficiente preservando a saúde bucal do paciente, no entanto diversos pacientes apresentam patologias específicas que requerem tratamento diferenciado e especializado devido à complexidade do caso, neste momento o clínico geral encaminha o paciente aos especialistas da área.