Facetas de Porcelana Lentes de Contato

 

Além da beleza, a odontologia estética também proporciona saúde para os dentes. A técnica consiste em aumentar ou diminuir os dentes, alterar o formato, posição ou cor dos dentes, usando lâminas de porcelana com ou sem desgaste dos dentes, dependendo de cada caso.

FACETAS

As facetas em resina fotopolímeromerizável são feitas diretamente sobre os dentes, no próprio consultório do dentista, sem a necessidade de moldagens e nem de desgastes significativos da estrutura dental. Facetas de resina fotopolímeromerizável também podem ser feitas a partir de moldagens da boca do paciente e confeccionadas em laboratório para serem posteriormente cimentadas. As facetas fotopolimerizáveis aceitam reparos posteriores, sendo que, caso haja alguma fratura ou infiltração, basta corrigir a parte afetada, não sendo necessária a sua substituição total. Já as facetas de porcelana exigem desgastes do esmalte dentário e moldagens que são enviadas aos laboratórios de prótese, onde são confeccionadas. Posteriormente são devolvidas ao dentista que as cimentará sobre os dentes do paciente. As facetas de porcelana não são passíveis de reparos: caso sofram alguma fratura ou infiltração deverão ser totalmente substituídas.

Nos casos em que há comprometimento de cor, ou manchamentos, ou dente girado, ou desalinhado, há necessidade de desgaste do esmalte. Por exemplo, em um dente que escureceu pelo tratamento de canal, é preciso desgastar o esmalte para dar espessura para a porcelana esconder a cor escura. Nesse caso a lente de contato não funcionaria. Nos casos de dentes desalinhados é possível corrigir o desalinhamento, colando uma lâmina cerâmica sobre ele.